segunda-feira, 12 de novembro de 2018

NINHOS, CONCHAS E OUTRAS REDONDICES: COLETIVA FOTOGRÁFICA


Durante os dias 15 a 30 de outubro de 2018, aconteceu a coletiva fotográfica intitulada Ninhos, Conchas e outras redondices, no recolhimento íntimo do porão da Bibliotheca Pública Pelotense. Enquanto artistas/pesquisadores do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), nos propusemos a compartilhar com os ventos da memória que ali habitam, percepções acerca do espaço.


Cartaz da exposição por Guilherme Susin Sirtoli.

Foi num ambiente de intimidade onírica com o passado que distribuímos as moradas sonhadas por cada um, seguindo as indicações do filósofo francês Gaston Bachelard à partir da leitura de sua obra intitulada “A Poética do Espaço”, na qual o grupo se propôs a refletir sobre questões do âmbito do devaneio poético. Dessa forma, buscando recolher cacos do real, reordenamos os mesmos segundo os ditames de nossos imaginários. Os resultados deste estudo, vinculado ao projeto de pesquisa "Do Píncel ao Pixel – Sobre as (RE)apresentações de Sujeitos Mundo em Imagens" (UFPel/CNPq), foram transformados em exposição contendo 8 fotografias, uma de cada integrante do grupo, impressas sobre diferentes suportes.

Fotografias de: Avani Souza, Cláudia Brandão, Dhara Carrara, Guilherme Sirtoli, Helena Dorneles, Ítalo Franco, Tatiana Brandão e Vanessa Dias.


Integrantes do Photographien na abertura da exposição - Porão da Bibliotheca Pública Pelotense. Fotografia: Matheus Folha

Abaixo, pode-se conferir algumas imagens do espaço durante a exposição:








Fotografias: Cláudia Mariza Mattos Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário