quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Mesa Redonda GO WEST: Imigrantes que transformaram Hollywood



No dia 13/11/2018 aconteceu a mesa redonda intitulada GO WEST: Imigrantes que transformaram Hollywood, às 15h30min, no auditório da Faculdade de Arquitetura e teve como objetivo discutir as influências externas ao contexto estadunidense no cinema hollywoodiano, da primeira metade do século XX. A mesa foi mediada pela coordenadora do PhotoGraphein, Cláudia Brandão e debatida por: Tatiana Brandão (PUCRS) e Jesús Pérez Garcia (FURG).

Arte: Guilherme Susin Sirtoli


As discussões focaram nos elementos temáticos e estéticos que contribuíram para a formação do estilo da obra de alguns diretores, mas também em movimentos como o do Cinema Noir. Os organizadores do evento entenderam, portanto, a necessidade de complexificar os variados elementos que compõem as inúmeras produções realizadas nos estúdios de Hollywood, durante esse período. A atividade compõe as ações do projeto de extensão Fotografia com Pipoca, desenvolvido pelo PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), desde 2016.


Os debatedores:

Tatiana Brandão, graduada em História – Bacharelado (FURG), Mestre em Literatura (PPGL, UFSC), Doutoranda em História (PUC-RS), e pesquisadora do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Em suas produções privilegia os temas: História, Teorias Feministas e Cinema.

Jesús Pérez Garcia, graduado em História da Arte e Filosofia (Universidad de Murcia, Espanha), Mestre em Dirección y Gestión de Recursos Histórico-culturales (Universidad de Murcia, Espanha), Doutorando em História da Literatura (FURG), bolsista CAPES. Principais campos de atuação: História da Literatura, História do Cinema e Artes Audiovisuais.

A mediadora:

Cláudia Mariza Mattos Brandão (Centro de Artes, UFPel), líder do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq).

Segue algumas fotos do que aconteceu no evento: 


























Fotografias: Dhara Carrara

Nenhum comentário:

Postar um comentário