Na última semana, os pesquisadores do PhotoGraphein levaram seus trabalhos para a 10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas. No ENPÓS (Encontro de Pós-Graduação), Rebeca Franco, Emanuel Santos, Giuliana Bruno e Wesley Blanke apresentaram novos avanços de suas pesquisas do Mestrado (PPGArtes/UFPel).
Rebeca Franco apresentou a pesquisa autobiográfica "Fotografia analógica no processo de formação: Águas de memória e imaginário". A pesquisa busca compreender a fotografia analógica enquanto meio de expressão artística e de identidade no processo de formação, além de traçar um paralelo entre as águas de memória e imaginário a partir da oficina de fotografia analógica Visto Jamais Visto, ministrada pela pesquisadora na cidade de Taquari (RS), em 2023. A discussão apresentada embasa o projeto de dissertação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Artes (CA/UFPel), na linha de Pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética, vinculada ao PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação.
Emanuel Santos apresentou o trabalho “100% VIDA LOKA / 100% VIDA: O apagamento de uma palavra”. Trata-se de um ato de censura ocorrido em uma oficina de graffiti em uma escola da rede pública de educação em Pedro Osório, em 2019. A metodologia adotada é autobiográfica pois estuda uma experiência vivida pelo autor.
Giuliana Bruno apresentou “Explorando olhares: experiências com fotografia pinhole”, onde ministrou o curso Semeando olhares: uma nova possibilidade de olhar o mundo durante o II ENCONTRO do Pincel ao Pixel em setembro de 2024. Foram realizadas atividades teórico práticas envolvendo a fotografia aplicada a técnica de pinhole, o curso se dá visando a compreensão do princípio de formação da imagem, do olhar humano, do funcionamento das câmaras obscuras e convencionais, trazendo a fotografia analógica aplicada a técnica de pinhole como um meio de convite a uma pausa contemplativa, observação do mundo ao redor em contrapartida a pressa e as facilidades de produção de imagens na atualidade, no curso as participantes puderam ter a experiência de registrar e revelar em laboratório uma imagem única. Sendo convidadas a refletirem sobre os resultados, a subjetividade da fotografia analógica e da expectativa do que se desvela.
Wesley Blanke apresentou "O habitar na Escola-Casa a partir de experiências compartilhadas por devaneios do imaginário". No trabalho, ele relatou e debateu sobre as trocas ocorridas na roda de conversa que mediou no II Encontro Do Pincel ao Píxel, em setembro de 2024. Foram realizadas entrevistas individuais com os participantes da conversação a respeito das suas vivências escolares e questões enfrentadas em instituições de ensino. Wesley reflete sobre a importância de percorrer trânsitos autobiográficos, pois tal ação propicia o resgate da memória e dos objetos de memória, pontos essenciais para celebrar o quão importante é retomar a nossa caminhada, incorporando novas narrativas para refletir o viver e os porvires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário