quarta-feira, 27 de outubro de 2021

PhotoGraphein no V Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras

 

O PhotoGraphein participou entre os dias 19 e 21 de outubro de 2021 do V CONGRESSO INTERNACIONAL HISTÓRIA, REGIÕES E FRONTEIRAS, promovido pelo PPGH da UPF, ocorrido de forma virtual. As pesquisadoras Ana Beatriz Reinoso Rosse, Berenice Knuth Bailfus, Dhara Fernanda Nunes Carrara e Cláudia Mariza Mattos Brandão (coordenadora do PhotoGraphein) marcaram presença.

Sob a orientação da professora Drª. Cláudia Brandão, no dia 21 de outubro, a acadêmica Ana Rosse apresentou no ST 7: JOVENS PESQUISADORES(AS), coordenado por Tiara Cristiana Pimentel dos Santos (UPF), Lorilei Secco (UPF) e Alex Antônio Vanin (UPF), onde reúne jovens pesquisadores para discutir suas pesquisas de iniciação científica, trabalhos monográficos ou de conclusão de curso de graduação. O espaço destina-se aos graduandos em História e em áreas afins, visando, sobretudo, socializar suas produções ante o público acadêmico amplo. Visa, ainda, estimular o diálogo entre pesquisadores em formação, cuja experiência de pesquisa será apresentada e discutida. Estudantes do Ensino Médio também podem se inscrever e participar com a apresentação de trabalhos. Todos os temas, campos e abordagens da historiografia serão bem-vindos neste simpósio, que será organizado em sessões com afinidade temática, com a pesquisa intitulada “Relações Simbólicas entre a Fotografia e a Palavra: Intersemiose entre Maureen Bisilliat e Adélia Prado”.



As mestrandas Berenice Bailfus e Dhara Carrara, apresentaram no dia 19 de outubro, no ST 25: ARTE, IMAGINÁRIOS E IDENTIDADES NA AMÉRICA LATINA, coordenado por Gerson Luís Trombetta (UPF) e Cláudia Mariza Mattos Brandão (UFPEL), o qual engloba as considerações da arte e a cultura como micro resistências urbanas capazes de restituir o caráter político do espaço público, este simpósio temático busca promover o debate, entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, sobre as produções artísticas e suas demandas simbólicas. Prioriza-se o entendimento que expressões artísticas/estéticas com origem na esfera do simbólico, estão vinculadas ao imaginário e à construção de identidades (individuais e/ou sociais), propondo novas formas de percepção das fronteiras políticas, sociais e culturais e expondo suas tensões. Uma vez que a construção do imaginário e das identidades é impulsionada por múltiplos fatores históricos, o simpósio acolhe pesquisas com diversidade teórica, metodológica e de fontes, envolvendo expressões visuais, sonoras, literárias, orais, performáticas, arquitetônicas, cinematográficas, dentre outras, ambientadas na América Latina; com as respectivas pesquisas: “Micro Resistências Urbanas na Cidade de Pelotas: Inter-Relações entre Arte e Sociedade no Tempo Presente” e; “Meu Corpo, Meu Território: Imaginários (Des) Construídos Através das Artes Visuais”



A pesquisa de Berenice contou com a co-autoria da professora Drª. Cláudia Brandão. Além disso, a professora Drª. Cláudia Brandão apresentou no mesmo ST o trabalho intitulado “Olhares Fora/Dentro: Quando a História se Manifesta Na Arte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário