quinta-feira, 18 de abril de 2019

Pesquisadora do PhotoGraphein no CSO’2019

Entre os dias 12 e 17 de abril de 2019, aconteceu o 10º Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, na Sociedade Nacional de Belas- Artes, em Lisboa (Portugal). O tema proposto neste Congresso é o olhar particular que cada um dos autores / artistas lança sobre a obra de um colega de profissão. Abrangem-se artistas e criadores num sentido lato, o que inclui além dos artistas visuais (pintores, escultores, inter-media), também designers,performers, encenadores, compositores, cineastas e outros ainda. 



Fotografias: Cláudia Brandão


Na ocasião a professora Cláudia Mariza Brandão, líder do PhotoGraphein, apresentou a comunicação oral As tessituras de Sônia Gomes e as repercussões de memórias em nós. O referido texto contextualiza e reflete sobre algumas produções da artista contemporânea Sônia Gomes (1948), natural de Minas Gerais (Brasil), visibilizando a espessura histórica que impregna os objetos, somando histórias a sua própria, e caracterizando a complexidade de um tecido social. Através de suas obras, a artista provoca reflexões sobre as corporeidades humanas em seus processos cotidianos de construção e desconstrução, propondo novos ciclos vitais para os indivíduos e suas memórias, os objetos e sua transcendência.

A pesquisadora do PhotoGraphein Cláudia Brandão apresentando sua comunicação. Fotografia: Guilherme Sirtoli


O artigo completo está publicado na Revista Estúdio, artistas sobre outras obras, editada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA), disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1647-61582019000200014


Nenhum comentário:

Postar um comentário