Durante os dias 27/11 a 1/12 ocorreu na Universidade Federal de Pelotas o III Seminário Internacional Ensino da Arte: O Avesso das Práticas na qual o Photographein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) possuiu forte presença.
Durante suas pré atividades denominadas de "Ciclo de Práticas de Ensino da Arte", proporcionado pelo Diretório Acadêmico Lígia Clark, o grupo de pesquisa realizou a oficina "Viver no Porto e ter um Porto em sua vida" na qual os participantes deveriam realizar um livro de artista em conjunto, refletindo sobre a reativação do porto na cidade de Pelotas e as reverberações que ele provoca, tanto nos habitantes de seu entorno quanto seu impacto ambiental em cadeia que se estende para muito além da cidade. Os apresentadores contaram com a coordenadora do grupo, Professora Dra. Cláudia Brandão e os bolsistas Ítalo Franco Costa, Guilherme Susin Sirtoli e Dhara Fernandes Nunes Carrara.
(Cartaz da oficina de livro de artista)
(Participantes usam diversas técnicas para confeccionar o livro, uma delas a colagem)
(Participantes e palestrantes da oficina)
A Professora Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão juntamente com a Professora Dra. Helene Gomes Sacco discorreram em uma Mesa Redonda, acerca "Consumo e Sustentabilidade na Contemporaeidade" trazendo um pouco de suas pesquisas e produção artísticas na área.
A participação do grupo de pesquisa também se estendeu até os GT's do evento com as comunicações do acadêmico Guilherme Susin Sirtoli e a Professora Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão, apresentando a pesquisa intitulada "O
OLHAR FOTOGRÁFICO COMO POTÊNCIA CRÍTICA NA SALA DE AULA" no
III Seminário Internacional de Ensino da Arte. O trabalho visa
apresentar as ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão
'O PhotoGraphein Vai à Escola", trazendo a reflexão e senso
crítico dos escolares perante a linguagem fotográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário