quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

DILEMAS E EXPECTATIVAS ACERCA DO SER PROFESSOR: FORMAÇÃO OU FORMATURA?



No dia 6 de dezembro ocorreu a segunda etapa do ciclo de debates “Dilemas e Expectativas do Ser Professor: Formação ou Formatura?, no auditório do Museu do Doce, no Casarão 8 (Pelotas). O projeto de extensão coordenado pela professora Cláudia Brandão tem como objetivo ambientar uma estrutura pedagógica que potencializa a reflexão e o debate sobre temas pertinentes à formação docente em Artes Visuais, respondendo à necessidade de incentivar modalidades plurais de pensamento sobre a docência no Brasil contemporâneo. A iniciativa busca promover tais ações no entendimento da importância fundamental de debates que reúnam acadêmicos e comunidade em geral, incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens professores/pesquisadores e intelectuais, conscientes de que a formação docente é processual e contínua, à altura de enfrentar os desafios que os novos cenários - econômicos, sociais, políticos e culturais - oferecem. Além disso, o projeto oportuniza a apresentação/divulgação dos resultados de projetos desenvolvidos por acadêmicos e professores da rede pública, aproximando significativamente a UFPel/Centro de Artes da comunidade pelotense. A proposta esta sendo desenvolvida em três etapas focadas na Extensão, Pesquisa e Ensino, respectivamente, apresentando ao público os resultados de atividades desenvolvidas por acadêmicos do Centro de Artes, nos dois primeiros ciclos, finalizando com a participação de professores de Artes da rede pública das cidades de Pelotas e Rio Grande apresentando resultados de suas práticas em sala de aula.

O segundo encontro contemplou as práticas de pesquisa universitária, quando foram apresentados resultados de projetos em andamento no Centro de Artes. Ana Cristina Seabra abordou o desenvolvimento de sua monografia de conclusão de curso intitulada "O Papel da Arte na Formação de Adolescentes", que tem como orientadora a professora Cláudia Brandão; Ítalo Franco, bolsista de Iniciação Científica do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, abordou algumas das pesquisas desenvolvidas no projeto "Do Pincel ao Pixel", assim como sua proposta e objetivos; Jeferson Silva e Liziane Lemos apresentaram a pesquisa intitulada "Leituras da Cidade" resultante de práticas de ensino versando sobre a experiência dos sujeitos em seus trajetos cotidianos; Verônica Lima, Yasmin Prado e Vanessa Dias apresentaram pesquisa, também resultante de práticas de ensino, intitulada  "Problematizando o Belo nas Artes Visuais" que abordou a percepção dos sujeitos frente ao acervo do artista pelotense Leopoldo Gotuzzo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário