quarta-feira, 18 de outubro de 2017

DILEMAS E EXPECTATIVAS ACERCA DO SER PROFESSOR: FORMAÇÃO OU FORMATURA?



No dia 18 de outubro, teve início, no auditório do Museu do Doce, no Casarão 8 (Pelotas), o projeto de extensão coordenado pela professora Cláudia Brandão intitulado “Dilemas e Expectativas do Ser Professor: Formação ou Formatura?”, um ciclo de debates. Um projeto no formato de “ciclo de debate” é uma estrutura pedagógica que potencializa a reflexão e o debate sobre temas pertinentes à formação docente em Artes Visuais, respondendo à necessidade de incentivar modalidades plurais de pensamento sobre a docência no Brasil contemporâneo. A iniciativa busca promover tais ações no entendimento da importância fundamental de debates que reúnam acadêmicos e comunidade em geral, incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens professores/pesquisadores e intelectuais, conscientes de que a formação docente é processual e contínua, à altura de enfrentar os desafios que os novos cenários - econômicos, sociais, políticos e culturais - oferecem. Além disso, o projeto oportuniza a apresentação/divulgação dos resultados de projetos desenvolvidos por acadêmicos e professores da rede pública, aproximando significativamente a UFPel/Centro de Artes da comunidade pelotense. A proposta será desenvolvida em três etapas focadas na Extensão, Pesquisa e Ensino, respectivamente, apresentando ao público os resultados de atividades desenvolvidas por acadêmicos do Centro de Artes, nos dois primeiros ciclos, finalizando com a participação de professores de Artes da rede pública das cidades de Pelotas e Rio Grande apresentando resultados de suas práticas em sala de aula.

O primeiro encontro contemplou as práticas de extensão universitária, quando foram apresentados resultados de projetos em andamento no Centro de Artes. Guilherme Sirtoli, bolsista de Extensão do projeto “PhotoGraphein vai à Escola” abordou resultados de práticas desenvolvidas em escolas na fala intitulada “A Fotografia e a Arte Postal Como Objetos de Reflexão Dentro da Realidade Escolar”; Ítalo Franco, bolsista de Iniciação Científica do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, discutiu sobre práticas que realizou em uma escola na cidade de São Jerônimo, na apresentação “O Livro de Artista Como Prática Investigativa do Universo da Criança”; e Lucas Machado, bolsista de Extensão do Projeto Arteiros do Cotidiano, com sua fala “Sobre Espaço e Identidade no Arteiros do Cotidiano”, abordou as atividades do projeto em 2016. 

 (Fala do Acadêmico Ítalo Franco)


 (Fala do Acadêmico Guilherme Sirtoli)



Nenhum comentário:

Postar um comentário