No dia 18 de outubro, teve início,
no auditório do Museu do Doce, no Casarão 8 (Pelotas), o projeto de extensão coordenado
pela professora Cláudia Brandão intitulado “Dilemas e Expectativas do Ser
Professor: Formação ou Formatura?”, um ciclo de debates. Um projeto no formato
de “ciclo de debate” é uma
estrutura pedagógica que potencializa a reflexão e o debate sobre temas
pertinentes à formação docente em Artes Visuais, respondendo à necessidade de
incentivar modalidades plurais de pensamento sobre a docência no Brasil
contemporâneo. A iniciativa busca promover tais ações no entendimento da
importância fundamental de debates que reúnam acadêmicos e comunidade em geral,
incentivando o surgimento de uma nova geração de jovens
professores/pesquisadores e intelectuais, conscientes de que a formação docente
é processual e contínua, à altura de enfrentar os desafios que os novos
cenários - econômicos, sociais, políticos e culturais - oferecem. Além disso, o
projeto oportuniza a apresentação/divulgação dos resultados de projetos
desenvolvidos por acadêmicos e professores da rede pública, aproximando
significativamente a UFPel/Centro de Artes da comunidade pelotense. A proposta será
desenvolvida em três etapas focadas na Extensão, Pesquisa e Ensino,
respectivamente, apresentando ao público os resultados de atividades desenvolvidas
por acadêmicos do Centro de Artes, nos dois primeiros ciclos, finalizando com a
participação de professores de Artes da rede pública das cidades de Pelotas e
Rio Grande apresentando resultados de suas práticas em sala de aula.
O primeiro encontro contemplou as
práticas de extensão universitária, quando foram apresentados resultados de
projetos em andamento no Centro de Artes. Guilherme Sirtoli, bolsista de
Extensão do projeto “PhotoGraphein vai à Escola” abordou resultados de práticas
desenvolvidas em escolas na fala intitulada “A Fotografia e a Arte Postal Como
Objetos de Reflexão Dentro da Realidade Escolar”; Ítalo Franco, bolsista de
Iniciação Científica do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e
Educação, discutiu sobre práticas que realizou em uma escola na cidade de São
Jerônimo, na apresentação “O Livro de Artista Como Prática Investigativa do
Universo da Criança”; e Lucas Machado, bolsista de Extensão do Projeto Arteiros
do Cotidiano, com sua fala “Sobre Espaço e Identidade no Arteiros do Cotidiano”,
abordou as atividades do projeto em 2016.
(Fala do Acadêmico Ítalo Franco)
(Fala do Acadêmico Guilherme Sirtoli)
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