segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Photographein na 2° Semana Integrada UFPel (SIEPE)




De 26 a 30 de Setembro ocorreu no Campus Anglo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a 2° Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) a qual contou com quatro trabalhos de três integrantes do Photographein. Dois na categoria CIC (Iniciação Científica) e dois no CEC (Extensão e Cultura), orientados pela coordenadora do grupo Cláudia Mariza Mattos Brandão.

Da primeira categoria constam as pesquisas intituladas “Andy Warhol: Anotações sobre um fotógrafo-artista”, apresentada pelo acadêmico Guilherme Sirtoli, que visa aprofundar os conhecimentos sobre a fotografia, em suas diversificadas formas, e a obra do artista pertencente ao movimento da Pop Art - Andy Warhol ; e a pesquisa intitulada O Flanêur e a busca por suas memórias nas ruínas de General Câmara que aborda o sentimento de mortalidade trazido pelas casas e clubes abandonados da cidade de General Câmara, ressaltando a mediação da fotografia nas relações indivíduo x espaço, destacando-a como receptáculo de memórias, apresentada pelo acadêmico Ítalo Franco Costa.

Já no CEC foram apresentados os resultados de dois projetos de extensão: “Arteiros do Cotidiano”: Diálogo entre teoria e prática, apresentado pelo acadêmico Lucas Machado Campos, versando sobre os resultados do projeto Arteiros do Cotidiano, desenvolvido nas disciplinas de pré-estágio Artes Visuais na Educação II e III, cujas atividades em 2016 contemplaram estudantes das turmas de quinto ano da escola Felix da Cunha em Pelotas; e Processo de formação docente no “Photographein Vai a Escola”, apresentado pelo acadêmico Ítalo Franco Costa, dando visibilidade aos resultados de atividades extensionistas realizadas durante o ano de 2015, na EMEF Peixoto Primo (Cassino, Rio Grande/RS). Ambos destacam a importância da autoformação nos processos de formação docente em Artes Visuais, e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


Acadêmico Lucas Machado


Acadêmico Ítalo Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário