segunda-feira, 16 de outubro de 2023

"Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos" é cancelada horas antes da abertura no MALG

Horas antes da abertura da exposição "Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos", no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo em Pelotas (RS) no dia 31 de agosto, a equipe por trás da mostra foi pega de surpresa com um memorando visando a censura de algumas obras presentes no projeto.

Confira abaixo o relato completo da Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão, líder do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação e curadora da exposição "Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos":

"EXPOSIÇÃO CANCELADA

Car@s amig@s,

Acabo de receber um memorando assinado pelo diretor do Centro de Artes solicitando “a exclusão das obras que não constavam no Projeto "FLUXOS NOS ESPAÇOS EM TEMPOS PANDÊMICOS" na exposição que começa hoje nas dependências no MALG.

No dia 04 de agosto, o professor Cláudio Azevedo, da FURG, que compartilha a curadoria comigo, esteve no MALG, conversou com o diretor do museu e a museóloga. Ele explicou que teríamos mais obras para apresentar, visto que a exposição resulta de atividades dos grupos de pesquisa envolvidos, PhotoGraphein e Arteecos, que são orgânicas, pois temos novos colaboradores que se somaram às pesquisas em 2023.

Nada nos foi dito. Não foi solicitada a apresentação de um novo projeto.

Sexta, 25/08, entregamos todas as obras no museu e, juntamente com a querida e prestativa Joana, museóloga, definimos a expografia. Conversamos com o diretor. Ele viu as obras sendo dispostas no chão para organização. Tenho em mãos o documento de termo de recebimento das obras, TODAS!! Nada nos foi dito.

Na segunda, 28, recebi e-mail do diretor do museu, dizendo que não poderíamos ter aumentado o número de obras. Argumentei, lembrando-o da conversa com o prof. Cláudio. Repassei a ele o seu telefone, pois as obras acrescidas são de integrantes do grupo dele.

Não fomos contatados.

Ontem estive no MALG. A exposição já estava montada, numa belíssima execução da Joana, a quem dirigimos todos os nossos agradecimentos.

Hoje, duas horas antes da abertura, uma hora antes de nos deslocarmos de Rio Grande para Pelotas, a secretaria do museu me encaminhou o documento, solicitando a retirada das obras “excedentes”. Por quê? Não são “belas” como deveriam?

Nenhuma justificativa, além da burocrática, foi apresentada. Portanto, temos o direito de elocubrar sobre ela. A nós, eu e Cláudio Tarouco de Azevedo, só resta entender que fomos censurados. Se não direta, indiretamente.

Ser professor/a é, acima de tudo, resistir. Se UM dos nossos é excluído, TODOS nós nos retiramos!

"FLUXOS NOS ESPAÇOS EM TEMPOS PANDÊMICOS" no MALG está CANCELADA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário