sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

“Meu Corpo, Minha Arte: (Des) Construção de Imaginários através da Poética”: assista à defesa de mestrado da pesquisadora Dhara Fernanda Nunes Carrara

“Meu Corpo, Minha Arte: (Des) Construção de Imaginários através da Poética”


No último dia 25/11 (quinta-feira) ocorreu via Zoom às 14h, a banca de defesa de mestrado de Dhara Fernanda Nunes Carrara com a dissertação intitulada “Meu Corpo, Minha Arte: (Des) Construção de Imaginários através da Poética”. Sob orientação da professora Drª. Cláudia Mariza Mattos Brandão, a escrita da dissertação partiu da necessidade pessoal da pesquisadora de focar no seu corpo como produção artística, norteada por um viés ativista, assim como aprofundar na potência das produções artísticas enquanto proposições de relações ético-estéticas pela experiência da arte (DEWEY, 2010) e possíveis meios de desconstrução do imaginário. 

Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com cunho poético autobiográfico, norteada pelos princípios de formação de si e o processo formativo (JOSSO, 1991; 2004; 2007) e das teorias do Imaginário (DURAND, 1993; 1997; 2001; MAFFESOLI, 2008; SILVA, 2006), dentro do contexto ecosófico (GUATTARI, 2011) e enquanto ações micropolíticas (GUATTARI e ROLNIK, 1996) que norteiam temas identitários através do corpo e suas noções (SANT’ANNA, 2005; WOLF, 2018).

A pesquisa tem como questão norteadora: Quais as contribuições da Arte Contemporânea para o reconhecimento e aceitação dos corpos e das identidades?

Assim, objetiva-se estimular reflexões a partir da produção poética artivista da pesquisadora, a qual envolve representações do corpo e a apresentação de outros corpos, igualmente excluídos dos padrões sociais vigentes, encaminhando a construção de novos imaginários, inclusivos, admitindo a pluralidade dos diferentes corpos, identidades e culturas contemporâneas.

Esta pesquisa obteve bolsa parcial das Ações Estratégicas da PRPPGI/UFPel.

Assista à apresentação na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário