sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

“Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens”: assista à defesa de mestrado da pesquisadora Berenice Knuth Bailfus

“Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens:
Potencialidades das Artes Visuais impulsionando cuidados com a vida”


Na última sexta-feira (26/11) às 09h, foi realizado via web conferência, a banca de defesa do mestrado da pesquisadora Berenice Knuth Bailfus, com a pesquisa intitulada “Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens: Potencialidades das Artes Visuais impulsionando cuidados com a vida”, orientado pela Profª. Drª. Cláudia Mariza Mattos Brandão.

A pesquisa surgiu enquanto possibilidade de refletir as ações contemporâneas por intermédio das Artes Visuais, pensando principalmente o déficit de natureza, a pandemia do covid-19 e o viés potente da Educação, tanto em Artes Visuais, bem como na Educação Ambiental pelas práticas poéticas, que envolvem memória e ação.

Além disso, o estudo também se aprofundou nas qualidades das oficinas propostas e realizadas pelo grupo de extensão intitulado “Mini Jardim”, levando em conta além do conhecimento de cerâmica, botânica, as trocas estabelecidas de afeto.

Nesse sentido, a pesquisa também abordou os processos autoformativos e autopoiéticos (LOUV, 2014; GUATTARI, 2011; HAN, 2016; MATURANA, 1997 e; JOSSO, 2004) e as problemáticas ambientais contemporâneas (HUNDERTWASSER, 2003  e; BACHELARD, 1993).

A pesquisa é qualitativa e apresenta uma metodologia baseada no memorial descritivo e autoformação da autora e, além de contar com entrevistas semiestruturadas realizadas com membros do Projeto Minijardim e com a coordenadora do Jardim de Infância Guayí Mirim da cidade de Pelotas, assim como, por meio da sua prática artística procurar dar visibilidade às questões relacionadas ao meio ambiente. 

Esta pesquisa contou com bolsa parcial financiada pela CAPES/CNPq.

Assista à apresentação na íntegra: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário