terça-feira, 3 de novembro de 2020

Defesa e qualificações de integrantes do PhotoGraphein no Mestrado (PPGAVI/UFPel) em 2020

    No último dia 30/10 ocorreu via Web Conferência a banca de defesa de mestrado de Ítalo Franco Costa com a dissertação intitulada 'Narrativas Visuais de Si". Sob orientação da professora Drª Cláudia Mariza Mattos Brandão a escrita da dissertação partiu de um desejo de continuar com a pesquisa oriunda da monografia defendida em 2018, assim como aprofundar a potência do livro de artista como mediador do imaginário. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com cunho sócio fenomenológico, norteada pelos princípios de formação experiencial (JOSSO, 2004) e das teorias do Imaginário (DURAND, 2010), na qual o livro de artista está caracterizado como um suporte privilegiado para visibilizar a potência criadora do imaginário através de narrativas verbais e não verbais. 



    O estudo parte do questionamento: Poderia o livro de artista auxiliar na compreensão sobre quem somos e como atuamos coletivamente através de narrativas visuais atreladas às teorias do Imaginário? Dessa forma busca-se investigar a potência narrativa do livro de artista como uma tecnologia do imaginário (SILVA, 2006) através dos dados angariados durante a criação de um curso de formação continuada intitulado “O que é ser professor? Visibilizando o imaginário em livros de artista”. Esta pesquisa possuiu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a qual incentiva a continuidade desta pesquisa. Assista a apresentação na íntegra: 





Além da defesa final do pesquisador, duas pesquisadoras do grupo qualificaram suas pesquisas de mestrado. A pesquisadora e mestranda Dhara Fernanda Carrara qualificou sua pesquisa intitulada MEU CORPO, MINHA ARTE: (DES)CONSTRUÇÃO DE IMAGINÁRIOS ATRAVÉS DA POÉTICA e a mestranda e pesquisadora Berenice Knuth Bailfus qualificou a pesquisa intitulada Compartilhando experiências estéticas, reforçando afetos e concretizando aprendizagens: Potencialidades das Artes/Educação Ambiental. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário