Durante os 6, 7 e 8 de março de 2017, ocorreu no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo a XV edição do Seminário de História da Arte do Centro de Artes/UFPel. Os integrantes do PhotoGraphein marcaram presença com dois artigos. Ítalo Franco, bolsista PIBIC do projeto de pesquisa Do Pincel ao Píxel - sobre as reapresentações de sujeito/mundo em imagens" com A Prática da Deriva e os Fotógrafos Ocultos e Guilherme Sirtoli, bolsista PROBEC do projeto de extensão o PhotoGraphein vai a escola com Fotografia, Arte e Críticas Sociais: Da Pop à contemporaneidade, ambos orientados pela Profa. Dra. Cláudia Brandão, coordenadora do PhotoGraphein.
A prática da Deriva e os Fotógrafos ocultos tratou do assunto da Carto/Foto/Graphia, utilizando os
registros da fotógrafa Vivian Maier (BRANDÃO, 2016), da metade final do século XX,
e as fotografias do acadêmico Ítalo Franco, relacionando-as e discutindo sobre a
importância da percepção do local em que se vive, a fim de estimular o senso crítico
sobre a realidade, necessário para que os sujeitos possam filtrar as imagens que
perpassam o cotidiano. Leia o trabalho na íntegra clicando aqui.
Vivian Maier. Untitled Self-Portrait. fotografia analógica em p&b. aprox. 1960 |
Fotografia, Arte e Críticas Sociais: Da pop à contemporaneidade colocou em foco a banalização do ato fotográfico, sendo esse um assunto recorrente na contemporaneidade. Na era da
virtualidade as pessoas consomem passivamente, a todo instante, imagens e mais imagens e
suas mensagens simbólicas. A problematização da fotografia acerca de sociedades
espetaculares (DEBORD, 1997) continua reverberando. O trabalho analisou dois artistas fotógrafos, o ícone da pop Andy Warhol e o contemporâneo David Lachapelle, evidenciando que nas produções de ambos a fotografia assume uma posição de destaque, como
um meio para a elaboração de discussões acerca das relações entre os seres humanos e o meio
social, histórico e natural. Clique aqui para ler o trabalho completo.
Andy Warhol. Self-Portrait. serigrafia sobre tela. 1967 |
Ambos trabalhos integram as ações do projeto de pesquisa “DO
PÍNCEL AO PÍXEL: sobre as (re)apresentações de sujeitos/mundo em imagens”,
desenvolvido no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e
Educação (UFPel/CNPq), que tem como objetivo refletir sobre a fotografia como um
recurso de representação das pessoas e dos seus percursos (auto)biográficos, e,
principalmente, de criação e acumulação de conhecimentos produzidos sobre os
sujeitos/fotógrafos e seus imaginários. Boa leitura a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário