terça-feira, 6 de junho de 2017

Pesquisadoras do PhotoGraphein no 2017 IABA Conference, “Lives Outside the Lines: Gender and Genre in the Americas”

O 2017 IABA Chapter of the Americas conference, “Lives Outside the Lines: Gender and Genre in the Americas” - A Symposium in Honour of Marlene Kadar , foi organizado pela Associação Internacional pela Auto/Biografia – Sucursal Américas, organização fundada pelos editores da a/b: Auto/Biography Studies na conferência de 2013, “Auto|Biography across the Américas” em San Juan, Porto Rico, que se propôs realizar conferências bienais.
O principal objetivo dessa associação é o de promover a participação de pesquisadores do continente americano nas atividades da Associação Internacional pela Auto/Biografia [IABA], a partir da criação de redes de pesquisa e de intercâmbio entre pesquisadores no hemisfério ocidental e da organização de eventos.
O evento deste ano, ocorrido de 15 a 17 de maio, na cidade de Toronto/Canadá, no campus da York University, além das etapas de abertura e encerramento do evento, constituídas por palestras de muita qualidade, foi dividido em 22 complexos painéis de apresentação de trabalhos. Cada um destes painéis, por sua vez, estruturou-se em quatro apresentações, totalizando assim 88 apresentações orais. Cada painel tinha um enfoque – todos relacionados com a autobiografia, e um moderador. Os enfoques contemplaram temas como decolonização, gênero, imigração, geografias contemporâneas, feminismo e etnias, práticas feministas, traumas contemporâneos, afetos, testemunhos, arte, ativismo, relações contemporâneas e educação, entre outros.
O evento incluiu ainda atividades preliminares à sua abertura de orientação de estudantes de Pós-graduação, o Mentorship Workshop, para a qual eu e a professora Cláudia Brandão fomos convidadas, analisando o trabalho “Down the Rabbit Hole’: Building Self-Reflexive Pedagogy in Autobiographical Writing”, da estudante da Universidad de Puerto Rico, Celia Ayala Lugo.
Também participamos como convidadas da Round Table: Collaboration, uma mesa de relatos de experiências acerca de trabalhos colaborativos, que compartilhamos com mais cinco pesquisadoras. Em ambas as atividades nossas inserções foram elogiadas.
Da mesma forma o foi, o trabalho que apresentamos no Panel 22: Pedagogical Autoethnographies, intitulado “On Photo-graphy and Teacher (Self)Education”, que teve como base uma pesquisa e reflexão desenvolvida pela Cláudia - sobre a fotografia e a autobiografia – e do qual fui colaboradora.
Com esta diversificação de atividades o evento adquiriu uma estrutura complexa e diversificada, mas que funcionou perfeitamente. Na sua organização, chamou a nossa atenção a dedicação da equipe ao bem estar de todos os participantes, bem como o respeito a estes, caracterizando assim o que se poderia definir como um profissionalismo afetivo. Destaca-se ainda a qualidade dos trabalhos apresentados, assim como a seriedade com o horário das atividades: todas as atividades transcorreram nos horários previstos, sem atrasos e sem tratamento diferenciado a qualquer participante. Também chamou a nossa atenção a educação e humildade tanto dos organizadores como da homenageada, professora Marlene Kadar, que se fez presente, abrindo o evento com uma palestra emocionante.
Estas características coincidem de maneira impressionante com aquilo que se vê na própria cidade de Toronto: organização humana e urbana, educação, gentileza, pluralidade e diversidade. Retorno feliz, leve e com a alegria e a esperança renovadas. Agradeço a Cláudia pelo convite para colaborar e participar deste acontecimento, e por tudo o demais!
A oportunidade de participar deste evento só pode ser traduzida pela palavra prazer, pleno prazer.

Teresa Lenzi,

Professora do ILA/FURG, pesquisadora do PhotoGraphein



Figura 1: Foto de divulgação da York University.

Figura 2: Campus da York University, Cláudia Brandão, 2017.

Figura 3: Palestra de abertura: Marlene Kadar, Cláudia Brandão, 2017.

Figura 4: Round Table: Collaboration, Cláudia Brandão, 2017.

Figura 5: Panel 22: Pedagogical Autoethnographies, Laura Vasquez, 2017.

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