segunda-feira, 11 de abril de 2016

Photographein e o Para-Formal na fronteira Brasil x Uruguay

Photographein e o Para-Formal na fronteira Brasil x Uruguay O projeto de pesquisa, ensino e extensão, coordenado pelos professores doutores Eduardo Rocha (FAURB) e Cláudia Mariza Mattos Brandão (Centro de Artes), está sediado no Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).
O Para-Formal na Fronteira tem como objetivo estudar, observar e analisar a cultura, a para-formalidade, os moradores, arquitetura e planejamento das cidades que conectam a fronteira Brasil/Uruguay. Com uma equipe de 22 pesquisadores oriundos de diversos cursos da UFPel, incluindo os membros do PhotoGraphein, cada um com um subprojeto particular. 
A experiência possibilitou olhares únicos sobre a fronteira sul, fragmentando a região em múltiplos enfoques para que posteriormente possam ser reunidos, dando-nos uma visão mais ampla das realidades vivenciadas ao longo da fronteira Brasil-Uruguay.
Para investigar in loco os objetos de pesquisa, entre 14 e 19 de março foi realizada uma viagem de estudo pelos pesquisadores pelas cidades de Chui/Chuy, Jaguarão/Rio Branco, Santana do Livramento/Rivera, Quaraí/Artigas, Barra do Quaraí/Bella Unión e Aceguá/Aceguá.




Maiores detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no site do projeto (http://www.paraformalnafronteira.com/)



O membro Ítalo Franco, ficou responsável por tratar a questão do Flaneur, o artista que perambulava pelas cidades captando as sensações e as impressões que muito são perdidas no dia a dia do cidadão local. O resultado foram fotos que mostram de uma forma delicada a percepção dele sobre a fronteira, a cultura, o modo de vida, a arquitetura e as pessoas que ali vivem.

Dia 1 - Chuí/Chuy


Dia 2 - Jaguarão/Rio Branco

Dia 3 - Santana do Livramento/Rivera


Dia 4 - Qaraí/Artigas


Dia 5 - Barra do Quaraí/Bella Unión


Dia 6 - Aceguá/Aceguá



Nenhum comentário:

Postar um comentário