No dia 19 de abril de 2012 o PhotoGraphein teve sua
primeira ação na escola, participando do Projeto “Registros e
Olhares”, coordenado pela professora Elisângela Mass e sediado no
Colégio Sinodal Alfredo Simon, Pelotas/RS. Na ocasião, Amanda
Corrêa e Juliano Petitot palestraram para estudantes do ensino médio
sobre as questões históricas que envolvem o desenvolvimento da
Fotografia, tendo como ponto de partida a discussão acerca da
necessidade de autorrepresentação que acompanha os seres humanos ao
longo da história. A palestra abordou a função mimética da
pintura em determinados períodos históricos, e a sua gradativa
substituição pela fotografia como instrumento capaz de capturar de
modo fidedigno pessoas, objetos e cenários. Discutiram-se, também,
as transformações de ambas as linguagens como meios de expressão
artísticos autônomos, não mais restritos apenas à representação
do real.
Foram mostradas imagens de reproduções de obras de
artistas que utilizavam a temática do autorretrato em suas
proposições artísticas com diferentes finalidades de acordo com o
contexto de suas produções. Questões específicas do surgimento da
fotografia e dos processos fotográficos foram elucidadas,
problematizando-se a evolução da técnica e a sua ampla
disseminação nos dias de hoje, como uma prática cotidiana em todas
as classes sociais.
A palestra teve como objetivo apresentar na escola,
para estudantes do Ensino Médio, o escopo teórico e o resultado de
pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do Núcleo de Pesquisa em
Fotografia e Educação, que versam sobre a construção e utilização
de câmeras pin hole,
ou da “lata de sardinha”. Além das já conhecidas câmeras
digitais, foram apresentadas câmeras analógicas e as de fabricação
artesanal. Assim, direcionamos o assunto para uma proposta de oficina
de câmeras artesanais, a ser realizada no dia 07 de maio, como forma
de exercício do olhar. Tal prática nos possibilitará abordar na
escola de forma lúdica a importância de experiências que propiciam
o desenvolvimento de leituras visuais do mundo. Isso, na consideração
da importância que as imagens desempenham no cotidiano
contemporâneo.
O entusiasmo dos adolescentes com as câmeras “lata de
sardinha” e a possibilidade de construírem as suas próprias
“máquinas” fotográficas, comprovaram o impacto que a construção
de câmeras artesanais provoca em grupos acostumados à praticidade e
instantaneidade dos processos digitais. Desenvolver este tipo de
equipamento artesanal desperta o interesse e a imaginação dos
envolvidos, visto que os resultados são sempre inesperados e
instigantes.
A temática abordada obteve grande aceitação dos
adolescentes que interagiram com os palestrantes e mostraram muito
interesse em participar das práticas sugeridas. O site de câmeras
analógicas Toy Camera (http://www.toycamera.com.br/)
e o vídeo de construção de uma câmera artesanal em caixa de
fósforos, disponível abaixo, também foram apresentados, como forma
de aproximar ainda mais os estudantes do tema tratado, como uma
estética e linguagem criativa e transgressora, acessível a todos.
Vídeo: "How to make a Matchbox Pinhole Camera"
Texto de Amanda Corrêa, Cláudia Brandão e Juliano Petitot
Texto de Amanda Corrêa, Cláudia Brandão e Juliano Petitot
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