quinta-feira, 7 de junho de 2012

A fotografia na escola amplificando olhares

    No dia 19 de abril de 2012 o PhotoGraphein teve sua primeira ação na escola, participando do Projeto “Registros e Olhares”, coordenado pela professora Elisângela Mass e sediado no Colégio Sinodal Alfredo Simon, Pelotas/RS. Na ocasião, Amanda Corrêa e Juliano Petitot palestraram para estudantes do ensino médio sobre as questões históricas que envolvem o desenvolvimento da Fotografia, tendo como ponto de partida a discussão acerca da necessidade de autorrepresentação que acompanha os seres humanos ao longo da história. A palestra abordou a função mimética da pintura em determinados períodos históricos, e a sua gradativa substituição pela fotografia como instrumento capaz de capturar de modo fidedigno pessoas, objetos e cenários. Discutiram-se, também, as transformações de ambas as linguagens como meios de expressão artísticos autônomos, não mais restritos apenas à representação do real.
    Foram mostradas imagens de reproduções de obras de artistas que utilizavam a temática do autorretrato em suas proposições artísticas com diferentes finalidades de acordo com o contexto de suas produções. Questões específicas do surgimento da fotografia e dos processos fotográficos foram elucidadas, problematizando-se a evolução da técnica e a sua ampla disseminação nos dias de hoje, como uma prática cotidiana em todas as classes sociais.
    A palestra teve como objetivo apresentar na escola, para estudantes do Ensino Médio, o escopo teórico e o resultado de pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, que versam sobre a construção e utilização de câmeras pin hole, ou da “lata de sardinha”. Além das já conhecidas câmeras digitais, foram apresentadas câmeras analógicas e as de fabricação artesanal. Assim, direcionamos o assunto para uma proposta de oficina de câmeras artesanais, a ser realizada no dia 07 de maio, como forma de exercício do olhar. Tal prática nos possibilitará abordar na escola de forma lúdica a importância de experiências que propiciam o desenvolvimento de leituras visuais do mundo. Isso, na consideração da importância que as imagens desempenham no cotidiano contemporâneo.
    O entusiasmo dos adolescentes com as câmeras “lata de sardinha” e a possibilidade de construírem as suas próprias “máquinas” fotográficas, comprovaram o impacto que a construção de câmeras artesanais provoca em grupos acostumados à praticidade e instantaneidade dos processos digitais. Desenvolver este tipo de equipamento artesanal desperta o interesse e a imaginação dos envolvidos, visto que os resultados são sempre inesperados e instigantes.
    A temática abordada obteve grande aceitação dos adolescentes que interagiram com os palestrantes e mostraram muito interesse em participar das práticas sugeridas. O site de câmeras analógicas Toy Camera (http://www.toycamera.com.br/) e o vídeo de construção de uma câmera artesanal em caixa de fósforos, disponível abaixo, também foram apresentados, como forma de aproximar ainda mais os estudantes do tema tratado, como uma estética e linguagem criativa e transgressora, acessível a todos.

Vídeo: "How to make a Matchbox Pinhole Camera"


Texto de Amanda Corrêa, Cláudia Brandão e Juliano Petitot

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