segunda-feira, 27 de outubro de 2025

PhotoGraphein participa da 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel


Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, aconteceu a 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, evento que tem como objetivo divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e promover a interação da comunidade acadêmica e das áreas de conhecimento. Dentro da SIIEPE ocorrem: o Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e, a novidade desta edição, o SIIEPE Jovem, destinado aos(as) estudantes de Ensino Médio.




O PhotoGraphein esteve presente na semana integrada através dos trabalhos de seus pesquisadores, apresentados dentro do XXVII ENPÓS, XXXIV CIC e XII CEC. Confira, a seguir, os resumos junto de registros das apresentações.


———— XXVII Encontro de Pós-Graduação (ENPÓS)


"ENREDAMENTOS VISUAIS, LITERÁRIOS E MITOLÓGICOS NA OBRA DE ANNIE ERNAUX" de Ana Beatriz Reinoso Rosse (orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão)

Resumo: O trabalho examina a potência simbólica dessas imagens e textos, refletindo sobre como o espaço íntimo fotografado se converte em território de inscrição do desejo, da doença e da finitude. Nesse gesto visual e textual, ao entrelaçar o olhar fotográfico com a escrita memorialística, Ernaux e Marie operam uma espécie de resistência ao esquecimento, convocando uma estética dos rastros e dos pequenos acontecimentos cotidianos, assim construindo uma poética de memória que se inscreve entre os extremos do erotismo e da doença, do corpo desejante e do corpo marcado pelo câncer, da vida ordinária e do desaparecimento eminente. A fotografia, nesse contexto, não apenas documenta, mas age como dispositivo de elaboração do vivido



"ARQUITETURA ECLÉTICA DE PELOTAS: FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO INFORMAL PARA PROMOVER REFLEXÕES SOCIAIS" de Hamilton O. Bittencourt Junior (orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão)

Resumo: O estudo discute o fazer fotográfico usando, como matéria-prima, elementos da arquitetura histórica da cidade de Pelotas/RS, patrimônio urbano que se constituiu principalmente a partir da segunda metade do século XIX até o início do século XX, por um estilo de arquitetura conhecido como eclético (Patetta, 1987) e (Santos, 2011). São discutidos conceitos fotográficos, históricos, arquitetônicos, patrimoniais e sociais, com o objetivo de contextualizar o estilo arquitetônico, o lugar e tempo onde se deu esse desenvolvimento urbano, problematizando as implicações sociais e econômicas que propiciaram essa urbanização no sul do Brasil. 




"NO QUE VEJO, AS MARCAS QUE PERCEBO: CORRESPONDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM TRÂNSITO" de Giuliana Bazarele Machado Bruno e Wesley Padilha Blanke (orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão)

Resumo: O trabalho apresenta os resultados da 1ª Convocatória Internacional de Arte Postal, ação promovida pelo PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). A convocatória teve início em fevereiro de 2020, com prazo inicial de envio dos trabalhos até maio do mesmo ano. No entanto, em razão da pandemia de COVID-19, o prazo foi prorrogado para setembro e a exposição presencial planejada precisou ser suspensa. Com o tema “No que vejo, as marcas da história que percebo”, a proposta buscava reunir registros concretos e imediatos dos modos de viver contemporâneos em diferentes partes do mundo, ao mesmo tempo em que resgatava o uso dos serviços institucionais dos Correios, em um momento histórico marcado pela predominância das trocas digitais. 






"RESSIGNIFICANDO CONEXÕES ENTRE CORPO-CIDADE-NATUREZA POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL" de Jordana Belem Rodrigues (orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão)

Resumo: O estudo apresente uma análise da oficina “A sustentabilidade estética do humano por meio de postais sustentáveis” para o evento acadêmico XXVI Fórum Paulo Freire, que aconteceu no campus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. A ideia da oficina atravessa o pensamento de Paulo Freire (2003; 2006) e traça conexões com proposta de tese da pesquisadora.





"FOTOGRAFIAS COMO VESTÍGIOS DE IMAGINÁRIOS: EVOCAÇÃO DE MEMÓRIAS ATRAVÉS DAS IMAGENS" de Rebeca Franco Fonseca de Freitas e Ana Beatriz Reinoso Rosse (orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão)

Resumo: O trabalho explora as articulações entre literatura, fotografia, memória afetiva e imaginário; tendo como eixo norteador a obra da escritora francesa Annie Ernaux, L’usage de la photo (2005). Seu livro é marcado por uma escrita direta, crua e profundamente poética, oferecendo um terreno fértil para pensar os modos como a memória se manifesta através da fotografia enquanto construção subjetiva e coletiva, atravessada por afetos, lacunas e reenquadramentos do imaginário. Paralelamente, esta pesquisa compreende a fotografia como linguagem visual e como vestígio, um traço do real que permite sua evocação em outras camadas de sentido. 





———— XXXIV Congresso de Iniciação Científica (CIC)


"ESCREVO, LOGO EXISTO: GRAFITOS, INTERVENÇÃO E VOZES COLETIVAS NO CENTRO DE ARTES" de Melissa Machado Araujo (orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão)

Resumo:




———— XII Congresso de Extensão e Cultura (CEC)


"CORPO, EFEMERIDADE E CONSERVAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA ARTE DA PERFORMANCE" de Rogger da Silva Bandeira (orientadora: Andrea Lacerda Bachettini)

Resumo:A pesquisa impõe a questão: como conservar obras que são, por natureza, transitórias e situadas no tempo? Os registros fotográficos, audiovisuais ou textuais assumem papel fundamental, mas também trazem dilemas, pois não substituem a experiência da ação, apenas a traduzem parcialmente. A partir de uma perspectiva da Teoria Contemporânea da Conservação, autores como Salvador Muñoz Viñas (2021) questionam a noção de autenticidade e permanência absoluta, abrindo espaço para pensar a obra de arte não como um objeto fixo, mas como uma rede de sentidos, valores e interpretações em constante atualização. Assim, o trabalho discute a relação entre arte efêmera, conservação contemporânea e registros da performance, destacando a complexidade de lidar com obras que se sustentam na impermanência e nas relações entre corpo, tempo e memória. 




"PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA: TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS ALTERNATIVAS ARTICULANDO ARTE, NATUREZA E CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO" de Louise Ritta Soares Lindemann e Melissa Machado Araujo (orientadora: Cláudia Mariza Mattos Brandão)

Resumo: O trabalho descreve as ações em desenvolvimento no Projeto de Extensão “PhotoGraphein vai à Escola” vinculado ao PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). A proposta será colocada em prática nas escolas, em outubro de 2025. Ela se concentra na aplicação de duas técnicas fotográficas históricas: a antotipia e a fitotipia. A antotipia, processo fotográfico desenvolvido no século XIX pelo cientista John Herschel e pesquisado pela cientista Mary Somerville, utiliza pigmentos vegetais como material fotossensível para a produção de imagens fotográficas (Herschel, 1842). Por sua vez, a fitotipia emprega folhas de plantas como suporte para revelação fotográfica, aproveitando os pigmentos naturais presentes na vegetação para criar impressões através da exposição solar.




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