domingo, 15 de julho de 2018

PHOTOGRAPHEIN NA SEMANA ACADÊMICA DE ARTES VISUAIS "A PALAVRA CHAMA!"




Dia 24 de maio o PhotoGraphein participou da Semana Acadêmica do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas intitulado "A Palavra Chama!" com as oficinas de foto-livro e pesquisa autobiográfica, visando o crescimento do repertório artístico e acadêmico dos participantes.

A oficina de foto-livro  teve como base a construção de um Foto-Livro com reflexões acerca do conceito da "Chama da Vela" do filósofo Gaston Bachelard. Foi ptoposto aos inscritos um momento de pausa, escrita de ideias à partir da observação da chama de uma vela. Após a escrita, os participantes produziram fotografias que sintetizaram as ideias escritas por cada um. As fotografias impressas e o próprio coletivo fez a organização/ordenação das imagens no Foto-Livro. Mediaram a oficina os bolsistas Guilherme Susin SIrtoli e Dhara Fernandes Nunes Carrara.

(Anotações de devaneios instigados pela chama da vela)
  
(Participantes e mediadores selecionam as imagens para o Foto-Livro)

A oficina sobre pesquisa autobiográfica teve como base as discussões trazidas pelo bolsista Ítalo Franco apresentadas em seu trabalho de conclusão de curso intitulado "A Jornada do Herói: Uma metáfora Possível para a Formação Docente" onde compara sua formação como futuro docente às etapas da jornada mítica do herói. Como proposta, os participantes deveriam criar uma narrativa visual pensando nesta similaridade entre vida e mito.

 (Apresentação da Jornada do Herói e suas similaridades com a Formação Docente)

 (Participantes da oficina criando suas narrativas visuais)

(Narrativa criada pela participante Mairin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário