terça-feira, 16 de agosto de 2016

V Seminário Fotógrafos Históricos


Nos dias 6 a 8 de junho ocorreu no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo em Pelotas o V Seminário Fotógrafos Históricos, coordenado pela professora Paula Garcia Lima com colaboração de Juliana Angeli.
A quinta edição do evento além de abordar fotógrafos históricos proporcionou discussões sobre as relações da fotografia com movimentos de vanguardas artísticas e do design e as relações da fotografia com a memória.
No dia 6 o aluno Ítalo Franco apresentou o trabalho intitulado UM FLANEUR EM BUSCAS DAS MEMÓRIAS DE UMA CIDADE EM VIAS DE DESAPARIÇÃO, no qual discute o desaparecimento gradativo da cidade de General Câmara e os sentimentos que se esvaem sob a ação do tempo. Recorrendo à prática da flâneurie e aos registros fotográficos para tentar recompor histórias de um ambiente urbano em vias de desaparição. A investigação integra as ações do projeto de pesquisa “DO PÍNCEL AO PÍXEL: sobre as (re)apresentações de sujeitos/mundo em imagens”, desenvolvido no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq).

O trabalho já havia sido publicado na Revista Eletrônica Educação Ambiental em ação e pode ser acessado na íntegra através deste link: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2136

Nenhum comentário:

Postar um comentário