quinta-feira, 30 de maio de 2019

Exposição ESTUDOS ACERCA DA COR de Cláudia Brandão em Canelas, Portugal

No período entre 15 e 26 de maio de 2019, aconteceu a exposição individual ESTUDOS ACERCA DA COR, de Cláudia Mariza Brandão, no espaço cultural Estação Viva, em Canelas (Estarreja, Portugal). Na abertura da exposição contamos com presença da violonista brasileira Amanda Carpenedo, que em seu elogiado recital, dentre outros, interpretou obra do brasileiro Egberto Gismonti.

Cartaz da exposição. Arte: Rui Chaves


Desde o século XIX, a fotografia foi exaltada por sua suposta capacidade de reproduzir a realidade visível. Entretanto, essa compreensão ingênua não responde mais ao que almeja a fotografia contemporânea. Ao contrário, agora ela nos convida a pensar suas imagens como ficção ou simulacros que ela própria ajudava a forjar, sem com isso perder a sua capacidade de evocar o olhar contemplativo. A exposição ESTUDOS ACERCA DA COR reuniu imagens que, embora não neguem a sua conexão com o real, criam universos particulares que exploram os jogos de luz e sombra e os contrastes das cores, tecendo vínculos entre o visto e o universo imaginário de cada um. Assim, as imagens são ampliadas pelas subjetividades na recriação de sempre novas possíveis narrativas para as cenas recortadas.









Fotografias por Cláudia Brandão, Guilherme Sirtoli e Mário Afonso

terça-feira, 30 de abril de 2019

PhotoGraphein participando do projeto Europa Criativa “Rede Tramontana”

Entre os dias 25 e 28 de abril de 2019, a professora Cláudia Mariza Brandão e o acadêmico Guilherme Sirtoli, respectivamente líder e pesquisador do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), participaram da Residência Artística “A Serra e a Arte do Encontro”, realizada pela Binaural Nodar em co-organização com o Mestrado Criação Artística Contemporânea (MCAC) da Universidade de Aveiro. 

Na ocasião, a professora Cláudia realizava seu estágio de pós-doutorado e o acadêmico Guilherme mobilidade acadêmica junto ao MCAC. A residência aconteceu pelo nono ano consecutivo e decorreu entre as aldeias da Coelheira e do Candal (ambas no Município de São Pedro do Sul, Viseu, Portugal), integrada este ano nas atividades do projeto Europa Criativa “Rede Tramontana”, da qual a Binaural / Nodar é presentemente chefe-de-fila.

São Pedro do Sul, Viseu, Portugal


O Lafões Cult Lab é um espaço de criação artística em arte sonora site-specific e de pesquisa social, desenvolvido em interação com comunidades e paisagens rurais da região de Lafões, formada pelos concelhos de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. O programa de residências artísticas da Binaural/Nodar tem acolhido artistas e investigadores oriundos de todo o mundo, encorajando-os a estabelecer interações com o local, os seus habitantes, espaço geográfico, identidade e memória.  Disponível em: https://binauralmedia.org/news/pt/  Segue algumas imagens do que aconteceu durante os dias da residência artística:








Fotografias: Binaural Nodar


quinta-feira, 18 de abril de 2019

Pesquisadora do PhotoGraphein no CSO’2019

Entre os dias 12 e 17 de abril de 2019, aconteceu o 10º Congresso Internacional Criadores sobre outras Obras, na Sociedade Nacional de Belas- Artes, em Lisboa (Portugal). O tema proposto neste Congresso é o olhar particular que cada um dos autores / artistas lança sobre a obra de um colega de profissão. Abrangem-se artistas e criadores num sentido lato, o que inclui além dos artistas visuais (pintores, escultores, inter-media), também designers,performers, encenadores, compositores, cineastas e outros ainda. 



Fotografias: Cláudia Brandão


Na ocasião a professora Cláudia Mariza Brandão, líder do PhotoGraphein, apresentou a comunicação oral As tessituras de Sônia Gomes e as repercussões de memórias em nós. O referido texto contextualiza e reflete sobre algumas produções da artista contemporânea Sônia Gomes (1948), natural de Minas Gerais (Brasil), visibilizando a espessura histórica que impregna os objetos, somando histórias a sua própria, e caracterizando a complexidade de um tecido social. Através de suas obras, a artista provoca reflexões sobre as corporeidades humanas em seus processos cotidianos de construção e desconstrução, propondo novos ciclos vitais para os indivíduos e suas memórias, os objetos e sua transcendência.

A pesquisadora do PhotoGraphein Cláudia Brandão apresentando sua comunicação. Fotografia: Guilherme Sirtoli


O artigo completo está publicado na Revista Estúdio, artistas sobre outras obras, editada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA), disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php script=sci_arttext&pid=S1647-61582019000200014


segunda-feira, 8 de abril de 2019

Palestra no Mestrado em Criação Artística Contemporânea (MCAC), da Universidade de Aveiro

No dia 5 de abril de 2019, às 14:30h, na sala do MCAC, do Departamento Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal), a professora Cláudia Mariza Brandão proferiu a palestra NARRATIVAS FOTO-GRÁPHICAS: entre flashs do real e clicks da imaginação. A palestra versou sobre a importância formadora da foto-graphia como um texto não-verbal que presentifica memórias e imagens em nós (Gilbert Durand), relacionando as imagens visuais e as mentais, retroalimentando os processos de autoformação e enriquecendo o capital experiencial dos sujeitos. 

Na ocasião, foi possível apresentar as bases teóricas do projeto de pós-doutorado CARTO/FOTO/GRAPHIAS DE UMA PRESENÇA: Tessituras Artísticas entre Fotografia, Memória e Imaginário, desenvolvido pela professora Cláudia junto ao MCAC, sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Bernardino Bastos.



Fotografias: Veronica Kleve


segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

I Encontro DO PINCEL AO PIXEL: Imagens em debate


Durante os dias 5 e 6 de dezembro de 2018, aconteceu no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas o I Encontro DO PINCEL AO PÍXEL: Imagens em debate. O presente evento resultou de atividades de pesquisas desenvolvidas no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), coordenado pela professora Cláudia Brandão. O evento teve como objetivo compartilhar com o público em geral discussões acerca da produção e circulação de Imagens na contemporaneidade, a partir de pontos de vista interdisciplinares.Durante os dois dias de evento aconteceram diversas atividades, como mesas redondas, oficinas, lançamento de livros, atividade artístico-cultural e palestra. 



Pela parte da manhã do dia 5, o evento começou com a Oficina de Produção Audiovisual proposta pela acadêmica e pesquisa do PhotoGraphein, Dhara Fernanda Nunes Carrara. A oficina teve como objetivo produzir um resultado em formato audiovisual a partir de uma reflexão crítica.

A acadêmica e pesquisadora Dhara Fernanda durante a oficina de produção audiovisual no dia 5.


Na parte da tarde do mesmo dia, tivemos a mesa redonda intitulada: IMAGEM, CINEMA E LITERATURA, mediada pelo Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo e que contou com a participação da Profª Drª Daniele Galindo Gonçalves Silva (UFPel), debatendo o filme Effy Breast (2009); a MSc. Tatiana Brandão de Araujo (PUCRS) debatendo Hollywood e o Código Hays e do Msc. Jesús Pérez Garcia  (FURG) debatendo a obra cinematográfica F For Fake (1973). 

Da esquerda para a direita: O Prof. Cláudio Tarouco mediando e os debatedores Prof. Daniele Galindo Gonçalves, Msc. Tatiana Brandão de Araújo e Msc. Jesús Pérez Garcia.
O público durante a mesa redonda IMAGEM, CINEMA E LITERATURA.

Após a mesa redonda, o evento contou a exibição da produção artística visual acompanhada de improvisação musical, apresentada ao vivo Entre Cisnes e Cinzas. Tendo como base o poema 'O Cisne' de Charles Baudelaire, a apresentação consistiu em uma produção audiovisual contendo fotografias e vídeos dos integrantes do PhotoGraphein retratando a cidade de Pelotas por diferentes pontos de vista junto com falas do pesquisador Adão Monquelat sobre a história do município, procurando refletir sobre questões do passado de Pelotas que ainda permeiam a contemporaneidade. A trilha sonora foi apresentada ao vivo à partir de uma improvisação musical com Patrick Brasil Menuzzi ao piano e Mayara Araújo do Amaral na flauta. 

Frame da produção audiovisual 'Entre Cisnes e Cinzas', apresentada no dia 5/12.

A finalização do primeiro dia de evento ficou por conta da exibição do documentário 'Escola Sem Censura', que contou com a mediação da Profa. Cláudia Brandão e Profa. Fabiane Tejada e a participação dos diretores, Prof. Rodrigo Duque Estrada (UFPel) e Prof. Ricardo Gonçalves Severo (FURG). O documentário aborda embate entre a autonomia docente e o projeto Escola sem Partido. 

Conversa com o diretor Prof. Rodrigo Duque Estrada após a exibição do documentário.

Pela parte da manhã do dia 6, aconteceu a OFICINA INTRODUÇÃO AO EMPODERAMENTO GRÁFICO: como ser autxr-produtxr-artista na era das publicações independentes, proposta pelo professor, editor e artista visual Gustavo Reginato. O objetivo da oficina foi trazer uma introdução às práticas editoriais independentes; projeto gráfico, tiragem, catalogação, ISBN, distribuição e suas respectivas subversões.


Gustavo Reginato e o público durante a oficina no segundo dia de evento


Pela tarde ocorreu a segunda mesa redonda do evento, intitulada como IMAGEM, ARTES VISUAIS E MEMÓRIA, mediada pela coordenadora do PhotoGraphein, Profa. Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão. Os debates ficaram por conta da Profa. Dra. Teresa Lenzi (FURG), trazendo as fronteiras, fricções e retroalimentações no contexto contemporâneo fotográfico; da Profa. Dra. Márcia Regina Sousa (UFPel) com a pesquisa "A memória que nos une é a mãe do futuro: ancestralidade, natureza e atitude em Cecilia Vicuña." e do Prof. Gustavo Reginato com "Os diários de viagem de Hans Staden (1557) e sua influência na construção do imaginário brasileiro."

Da esquerda para direita: a mediadora Cláudia Brandão, Teresa Lenzi, Márcia Sousa e Gustavo Reginato durante a mesa redonda IMAGEM, ARTES VISUAIS E MEMÓRIA.
Logo após a mesa redonda, iniciou-se a palestra intitulada 'As ambiguidades do Kitsch' com o Prof. Dr. Gerson Luis Trombetta (UPF). A palestra teve como objetivo abordar o fenômeno kitsch sob dois aspectos: 1) o kitsch supre plenamente a necessidade estética de “ver e possuir”, típica da sociedade de consumo, reforçando as ilusões da subjetividade; 2) o kitsch, por outro lado, ao agregar memórias, experiências de vida e sentimentalismos ocupa “flancos estéticos” deixados pelo modernismo (de modo especial da arquitetura), assumindo, em muitas oportunidades, um  papel “transgressor”.


O Prof. Dr. Gerson Trombetta e o público durante a palestra na tarde do dia 6.

Por fim, o evento contou com Lançamento de livros pela Editora Caseira. Foram lançadas duas obras, sendo elas 'Arteiros do Cotidiano Vol III', uma coletânea de artigos escritos por alunos do curso de Artes Visuais Licenciatura da UFPel, durante o projeto de extensão Arteiros do Cotidiano, coordenado por Cláudia Mariza Mattos Brandão e 'Viver no Porto e ter um Porto em sua vida', resultado de reflexões críticas sobre o cotidiano do bairro Porto de Pelotas/RS, problematizando suas atividades, buscando entender os impactos gerados pela atividade produtiva da região portuária.


Organização do evento: Profª Drª Cláudia Mariza Mattos Brandão, Acadª. Dhara Fernanda Nunes Carrara e Acadº. Guilherme Susin Sirtoli

Colaboradores: Profº. Ítalo Franco Costa e Acadª. Vanessa Cristina Dias

Criação do site: Dhara Fernanda Nunes Carrara

Produção do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq)

Apoio: Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Artes Visuais - UFPel; Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem - UFPel e Centro de Artes

Fotografias: Vanessa Cristina Dias, Guilherme Susin Sirtoli, Dhara Fernanda Nunes Carrara, Ítalo Franco Costa. 

O site do evento contendo fotografias dos dois dias e informações acerca do mesmo pode ser acessado clicando aqui.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

PhotoGraphein vai à Escola em 2018: Questões acerca da Identidade

Durante o segundo semestre de 2018, o projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola”, vinculado ao PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (CNPq/UFPel), realizou atividades acerca do tema 'identidade', em duas escolas da região de Pelotas e Rio Grande. Uma das escolas é a EMEF Joaquim Nabuco, localizada no bairro Areal, na cidade de Pelotas, cuja professora responsável pela turma é Amanda Corrêa, e a outra é a EMEF Pedro Carlos Peixoto Primo, situada na Querência, no Balneário Cassino, em Rio Grande, turma sob a responsabilidade da professora Xênia Velloso. Cabe destacar que ambas as professoras também são pesquisadoras do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação.


Na EMEF Peixoto Primo, o bolsista do referido projeto Guilherme Sirtoli,  trabalhou com uma turma de primeiro ano do ensino médio e na EMEF Joaquim Nabuco, com um nono ano. Para as atividades do ano de 2018, foram realizados quatro encontros em cada escola afim de refletir sobre questões acerca da relação entre identidade/artes visuais. Para tal, foram propostos para os alunos desenhos de observação dos colegas, desenho de silhueta, autorretrato e por final, a produção de um livro de artista.




Fotografias: Guilherme Sirtoli

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O PhotoGraphein convida: I Encontro "Do Pincel ao Píxel: Imagens em Debate" - 5 e 6 de dezembro


O PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) tem o prazer de convidar para o 1º Encontro “Do Pincel ao Pixel: Imagens em Debate”. O encontro resulta de atividades de pesquisas desenvolvidas no âmbito do núcleo e acontece nos dias 5 e 6 de dezembro no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).



A importância e a centralidade diferenciadas das imagens presentes no cotidiano se devem não apenas à sua quantidade e diversidade, mas também aos diversos fins para os quais elas são utilizadas. Percebe-se, portanto, a necessidade problematizar o tema, na compreensão de que com a explosão da “civilização da imagem”, essa produção obsessiva distrai e banaliza, obliterando percepções reflexivas.

O evento tem como objetivo compartilhar com o público discussões acerca da produção e circulação de imagens na contemporaneidade, a partir de pontos de vista interdisciplinares. Além disso, o encontro terá oficinas, palestra, mesas-redondas, lançamento de livros, exibição de documentário e apresentação de produção visual com performance musical ao vivo.

A programação completa pode ser acessada diretamente no site do evento, clicando aquiO evento é gratuito e aberto a todos os interessados, as inscrições são feitas pelo site.