A 91ª edição da revista Educação Ambiental em Ação (junho - agosto/2025) já está no ar e ela conta com novo artigo escrito a partir de práticas do PhotoGraphein.
O texto, escrito por Cláudia Mariza Mattos Brandão, Wesley Padilha Blanke (ambos pesquisadores do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação), Ana Luíza Nogueira de Quadros e Jamila Lima Macedo (mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Artes - Centro de Artes, UFPel), analisa três obras de arte apresentadas na exposição coletiva “Cascas” (Pelotas/RS, 08/2024), proposta resultante da disciplina "Fotografia e Imaginário: Poéticas em Pesquisa", do Programa de Pós-Graduação em Artes (Centro de Artes/UFPel), vinculada ao PhotoGraphein.
No decorrer das aulas, foram propostas leituras e produções imagéticas, incitando reflexões, discussões e escritas. De modo inesperado, todas as experiências que resultaram na exposição foram atravessadas pelas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Naturalmente, esses eventos afetaram drasticamente os moradores do estado e não poderia ser diferente com a turma, composta majoritariamente por moradores de Pelotas e Rio Grande. O grupo precisou se adaptar à realidade, o que impactou sobremaneira a elaboração das imagens das “Cascas”. A partir de relatos de alguns dos participantes da exposição, o texto reflete sobre a potência da arte como produtora de discursos problematizadores da vida em sociedade.
Nesta edição especial, Educação Ambiental em Ação está completando 23 anos de atividades. A revista teve início em 5 de junho de 2002, dia que também comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, data tão significativa para todos que compreendem que o meio ambiente é a base da vida e que todos os seres vivos devem ter seu direito à vida preservado. Em tempos de retrocessos nas políticas ambientais — como o da flexibilização do licenciamento — o papel da educação se torna ainda mais crucial para conscientizar e empoderar a população. A mudança começa — e continua — com a conscientização e a ação coletiva e, nesse sentido, a Educação Ambiental é fundamental.
Leia o artigo no link: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5253