segunda-feira, 9 de junho de 2025

Exposição "Cascas" é relatada em novo artigo da 91ª edição da revista Educação Ambiental em Ação

A 91ª edição da revista Educação Ambiental em Ação (junho - agosto/2025) já está no ar e ela conta com novo artigo escrito a partir de práticas do PhotoGraphein.

O texto, escrito por Cláudia Mariza Mattos Brandão, Wesley Padilha Blanke (ambos pesquisadores do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação), Ana Luíza Nogueira de Quadros e Jamila Lima Macedo (mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Artes - Centro de Artes, UFPel), analisa três obras de arte apresentadas na exposição coletiva “Cascas” (Pelotas/RS, 08/2024), proposta resultante da disciplina "Fotografia e Imaginário: Poéticas em Pesquisa", do Programa de Pós-Graduação em Artes (Centro de Artes/UFPel), vinculada ao PhotoGraphein.

No decorrer das aulas, foram propostas leituras e produções imagéticas, incitando reflexões, discussões e escritas. De modo inesperado, todas as experiências que resultaram na exposição foram atravessadas pelas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, em maio de 2024. Naturalmente, esses eventos afetaram drasticamente os moradores do estado e não poderia ser diferente com a turma, composta majoritariamente por moradores de Pelotas e Rio Grande. O grupo precisou se adaptar à realidade, o que impactou sobremaneira a elaboração das imagens das “Cascas”. A partir de relatos de alguns dos participantes da exposição, o texto reflete sobre a potência da arte como produtora de discursos problematizadores da vida em sociedade.

Nesta edição especial, Educação Ambiental em Ação está completando 23 anos de atividades. A revista teve início em 5 de junho de 2002, dia que também comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, data tão significativa para todos que compreendem que o meio ambiente é a base da vida e que todos os seres vivos devem ter seu direito à vida preservado. Em tempos de retrocessos nas políticas ambientais — como o da flexibilização do licenciamento — o papel da educação se torna ainda mais crucial para conscientizar e empoderar a população. A mudança começa — e continua — com a conscientização e a ação coletiva e, nesse sentido, a Educação Ambiental é fundamental.

Leia o artigo no link: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=5253


sábado, 7 de junho de 2025

Cláudia Brandão apresenta painel no The Sixth Biennial IABA Chapter of The Americas Conference

Dia 9 de junho, Cláudia Mariza Mattos Brandão (líder do PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação, UFPel/CNPq) apresenta junto de Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (NuPAA - Grupo de Pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas, NuPAA/UFG/CNPq), Sandra Maria Correia Favero (Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas, PPGAV/UDESC) e Silvana Barbosa Macêdo (Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas, PPGAV/UDESC) um painel na Sexta Conferência Bienal da IABA Capítulo das Américas (The Sixth Biennial IABA Chapter of The Americas Conference), que acontece em Cape May, New Jersey, USA.

O painel “Criação Artística Autobiográfica: Práticas Artísticas e Políticas da Autobiografia na Pesquisa em Artes” tem como objetivo explorar abordagens de pesquisa, processos criativos e resultados artísticos das investigações lideradas por cada uma em seus grupos de pesquisa.

 

O painel investigará as semelhanças e singularidades nas práticas artísticas e políticas expandidas da autobiografia no âmbito das Artes. Ao promover um diálogo crítico entre perspectivas acadêmicas e artísticas, explora-se a intersecção entre Arte e Autobiografia por meio da produção artística no contexto da pesquisa artística. Reconheceremos as forças acadêmicas, artísticas e narrativas que impulsionam as atividades de cada grupo de pesquisa, liderados por artistas-professores, cujo trabalho emerge de trajetórias individuais, profissionais e criativas nas Artes. Essas trajetórias informam moldam a forma como diversas mídias e linguagens artísticas são usadas em processos criativos e pesquisas.

Esta conversa visa construir uma rede colaborativa entre artistas e pesquisadores, promovendo um engajamento mais profundo com as intersecções entre Arte e Autobiografia. O painel enfatizará processos criativos e projetos artísticos, buscando expandir o campo da pesquisa autobiográfica nas Artes. Em última análise, aspira contribuir para a transformação acadêmica e artística das práticas autobiográficas, enriquecendo a forma como são compreendidas e aplicadas em diversos contextos.

O painel acontece de forma remota no dia 9 de junho de 2025, a partir das 14h, no horário local (às 15h, no horário de Brasília).

__________________________________________________________________________

Registros da apresentação: